segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Pipa Minas says

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007

São precisamente vinte horas e dezoito minutos e oiço a água a escorrer da banca da cozinha. Qual é o meu espanto em ver um dos meus melhores amigos a lavar a loiça que pelo empilhamento dava ideia de já ter semanas. Como admiradora incondicional de registos de imagens e situações, não resisti em escrever umas palavras e até mesmo tentar dissertar sobre os direitos das mulheres vs os direitos dos homens.
Começo então por me perguntar o porquê de na sociedade em que vivemos ser incumbido a imagem e a ideia de que as mulheres são quem lavam a loiça. É então que surgem enumeras perguntas de retórica como o porque de serem elas a cozinhar, o porque de serem eles a irem ao quadro da luz quando esta falha, o porquê do comando da televisão lhes pertencer, o porquê de serem elas a escolher a roupa para a cama, etc,etc,etc… se realmente vivemos num mundo mais precisamente num pais de leis, haverá algum código de direitos femininos e masculinos que eu desconheça??
Até aceito quando me dizem que há coisas que supostamente os homens não fazem por ser feminino como ir a manicure, ao cabeleireiro, a esteticista, apesar de nos dias de hoje isso já não acontecer, basta abrir uma revista cor-de-rosa que nos deparamos logo com o José Castelo Branco, que vai ganhando a vida por se tentar tornar numa mulher. Isto para já não falar na figura mais emblemática da época de 80’s…o nosso querido Michael Jackson. Mas que instinto terão tido estas duas personagens quando acharam que se sentiam melhor ao se tratarem como uma mulher. Da maneira que o Mundo e os costumes dele evoluem será que daqui a uns anos as nossas filhas vão deixar crescer os pelos para se tornarem homens?Nao…responde qualquer pessoa que pense nisso. Mas porque não? Se as francesas e as alemãs já aderiram a moda porque não ser a vez das portuguesas?
Os direitos são então intitulados como iguais mas se pensarmos bem não é isso que acontece. Eu não consigo nem quero imaginar ver uma amiga abaixada a tentar ver os canos da banca da cozinha porque esta se lembrou de furar ou ver um amigo meu a fazer a depilação porque esteticamente e mais bonito e porque o David Beckham também faz, alias, como quase todos só jogadores da bola, mais propriamente os futeboleiros. De facto há coisas que não nos entram na cabeça mas porque se pensarmos bem já nascemos com elas, fomos educados assim. Mas se as mulheres não usavam saia e agora usam, se não podiam sair de casa e agora cada vez mais cedo saem, tinham de ir virgens para o casamento e agora já ninguém casa virgem, se não podiam trabalhar e agora por vezes são o sustento da família…porque é que não começam a ser as mulheres, do mais básico que possa ter pensado, a meter gasóleo no carro em vez de darem a volta toda a cidade só para irem aquelas bombas em que o senhor põe. Enfim, estaria aqui horas a relatar e a perguntar-me como tudo acontece mas chagaria a pergunta primitiva de porque é que eu existo e então ai teria mesmo como fim a clínica de s.marcos, aquela psiquiátrica que há em braga so para mulheres!
Mas então que podemos concluir sobre a grande questão dos direitos das mulheres vs direitos dos homens, que precisamos deles como eles precisam de nos (mulheres) e que podem continuar alapados no sofá a ver tv enquanto nos cozinhamos desde que não deixem de puxar o autoclismo ou ate mesmo de baixar a tampa, porque isso meus amigos irrita qualquer MULHER!!!!!!!!!!
E já agora acrescento que enquanto escrevi este pequeno texto, o tal meu amigo depois de lavar a loiça, fez o jantar para nós os dois( desculpa amigo mas tenho de referir que exageraste no sal que puseste no arroz)!.

Crónica escrita por:
Pipinha

1 comentário:

Retrac disse...

bela critica, mas um reparo apenas,um homem todo simpatico faz-te o jantar e tu resmungas?